Detox de Primavera com Aromaterapia

 


O momento ideal para fazer desintoxicação é quando a primavera chega. Praticada há séculos pelas mais diversas culturas – incluindo os sistemas medicinais ayurvédico e chinês – a desintoxicação tem a ver com descansar, limpar e nutrir o corpo de dentro para fora. Através da remoção e eliminação de toxinas, para então alimentar nosso corpo com nutrientes saudáveis, o detox pode auxiliar na proteção contra doenças e na renovação da habilidade de manter a saúde otimizada.

 

Desintoxicar é um processo constante e natural do corpo. Estamos constantemente eliminando toxinas através do sistema digestivo, urinário, circulatório, respiratório e linfático – e através de seu maior órgão: a pele.

 

O corpo humano é projetado para eliminar essas toxinas, o que ocorre naturalmente, mas devido aos hábitos alimentares modernos, estamos sendo cada vez mais bombardeados. Ingerimos alimentos processados, que nos trazem novas toxinas, algumas pessoas fazem uso regular de substâncias intoxicantes como o álcool e o cigarro, na agricultura temos pesticidas, herbicidas e fertilizantes artificiais para o plantio, e ainda temos fatores como inúmeros produtos industrializados derivados do petróleo, poluentes da água e do ar, entre tantos outros.

 

Tudo isso leva ao aumento dos problemas da civilização moderna, que se junta aos desafios já existentes da vida cotidiana. Nos sentimos sempre cansados (mesmo tendo dormido bem), pesados com a nossa digestão, entediados mentalmente. Precisamos capacitar o corpo a se livrar das toxinas acumuladas – e regularmente! Gases, mau hálito, resfriar-se facilmente, desequilíbrios hormonais, problemas de pele, má circulação, mudanças de humor, depressão, acúmulo de muco... Tudo isso e mais são sinais claros de sobrecarga tóxica que precisa ser cuidada, se quisermos evitar problemas mais sérios, a saber, doenças crônicas como câncer, diabetes, problemas circulatórios, entre outros.

 

Assim como as ervas, os óleos essenciais das plantas medicinais podem ser poderosos aliados no processo de desintoxicação. Eles são intrinsecamente purificadores por natureza, uma vez que as plantas os usam para se defender de vários agressores como vírus, bactérias, fungos e parasitas.

 

É verdade: os óleos essenciais podem nos aliviar de uma larga variedade de doenças comuns, por auxiliar o corpo a se livrar das toxinas perigosas. Quando utilizado em conjunto com uma desintoxicação dietética e à base de ervas, eles complementam o processo de limpeza holística e natural.

 

Penetrando a circulação sanguínea através dos poros da pele por meio de massagem, em combinação com óleos vegetais selecionados, os óleos essenciais são levados para todas as partes do corpo pelos sistemas circulatório e linfático. Porém, apenas a inalação com óleos essenciais, ou simplesmente cheirá-los, pode já produzir um efeito imediato de desintoxicação pelo sistema respiratório. Cientistas já provaram que os óleos essenciais são muito complexos quimicamente.

 

*Detox com óleos essenciais*

 

Podem-se utilizar os óleos essenciais de levístico (Levisticum officinale) e aipo (Apium graveolens), que são “ativadores” particularmente fortes de detox, devido à alta concentração de ftalidas, bem conhecidas por sua capacidade de tonificar os rins e as funções do fígado. Ambos os óleos harmonizam bem com outros óleos desintoxicantes como o junípero (especialmente interessante para os rins e o sistema linfático), o alecrim-verbenona e ledum-da-groenlândia (Ledum groelandicum), estimulante do fígado; ou limão e grapefruit (regenerativo, revigorante, bom para o sistema circulatório e para o fígado).

Esta é apenas uyma combinação entre tantas outras possibilidades, mas já é uma sugestão para um tratamento desintoxicante muito poderoso.

 

*Eis uma receita detox proposta por Aude Maillard*

·         0,6 mL (20 gotas) de óleo essencial de cenoura (sementes)

·         0,6 mL (20 gotas) de óleo essencial de levístico

·         0,6 mL (20 gotas) de óleo essencial de hortelã-pimenta

·         1 mL (40 gotas) de óleo essencial de alecrim-verbenona

·         1 mL (40 gotas) de óleo essencial de limão

Tome duas gotas dessa sinergia pela manhã e à noite, misturada com mel ou um óleo carreador (azeite, óleo de girassol, ou outros), por duas a três semanas. Procure evitar exposição ao sol por longo período enquanto estiver fazendo uso dela.

 

*Como fazer um detox com óleo essencial?*

Os óleos essenciais são altamente concentrados, portanto deve-se utilizá-los com cuidado quando for ingerir e se certificar de que não há contraindicações em relação à ingestão dos mesmos.

Sugerimos que tome uma ou duas gotas da “receita detox” em uma colher de chá de mel ou outro óleo carreador de sua preferência, duas vezes ao dia.

 

*Detox com hidrolatos*

Fáceis de usar e muito bem absorvidos fisiologicamente, os hidrolatos podem ser ingeridos com mais tranquilidade. É possível utilizar apenas um puro, mas também é bem interessante misturá-los em uma sinergia.

 

Os cinco hidrolatos seguintes são bem conhecidos por ativarem as funções desintoxicntes do corpo:

 

Cenoura (sementes) – Daucus carota: regenerador do fígado, o hidrolato de cenoura limpa e estimula o fígado, a vesícula biliar e os rins. Tônico, restaurativo e desintoxicante, auxilia o corpo a se adaptar às mudanças de estações.

 

Ledum-da-groelândia – Ledum groelandicum: esse poderoso hidrolato purificante é obtido pela destilação a vapor. O ledum é utilizado especificamente por suas propriedades de limpeza e desintoxicação e por regenerar o fígado. É também de grande ajuda em casos de intoxicação alimentar e para tratamentos de limpeza e regeneração do pâncreas. O hidrolato de ledum tem um gosto bem peculiar (forte e resinoso), porém, como ele é muito concentrado, pode-se utilizar a metade do volume normal nas preparações.

 

Alecrim-verbenona – Rosmarinus officinalis qt verbenona: este hidrolato ajuda a proteger e regenerar as células do fígado. Melhora a capacidade digestiva enquanto estimula as funções hepatobiliares. De acordo com a medicina chinesa, a primavera é o melhor momento para ingerir o hidrolato de alecrim, pois nessa estação o fígado está com a energia em baixa.

 

Junípero – Juniperus communis: símbolo da força vital, o junípero é muito eficiente para fortalecer a função renal, particularmente em caso de congestão renal. O hidrolato de junípero é usado com frequência por seus efeitos desintoxicantes e contra retenção líquida. Pode-se  também utilizar contra celulite e perda de peso.

 

Helichrysum (Immortelle) – Helichrysum italicum: limpador do sangue, pâncreas e ativador da vesícula biliar, auxilia a remover as toxinas do corpo. Ativa também a circulação da linfa e do sangue. O hidrolato de helichrysum faz maravilhas em relação a problemas circulatórios e retenção líquida.

 

*Como fazer detox com hidrolatos?*

Para fins de detox, os hidrolatos podem ser tranquilamente ingeridos de 15 a 20 dias. Podem ser usados de duas maneiras:

1.       Como água aromatizada: adicione uma colher de sopa de hidrolato (lembre-se: se utilizar o ledum, apenas use meia colher) em um litro de água. Ingerir no decorrer do dia.

2.       Com água quente: misture uma colher de chá de hidrolato em uma xícara de água quente. Tome essa xícara três vezes ao dia.

 

*Detox com óleo em massagem e banho*

A receita seguinte dará suporte à desintoxicação corporal e deve ser diluída em 100 mL de seu óleo carreador preferido:

·         10 gotas de óleo essencial de grapefruit

·         5 gotas de óleo essencial de junípero

·         4 gotas de óleo essencial de helichrysum

·         3 gotas de óleo essencial de limão

·         3 gotas de óleo essencial de alecrim

·         2 gotas de óleo essencial de louro

·         1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta

Quando utilizado como óleo de massagem, é melhor evitar luz solar direta, pois o óleo de limão pode causar sensibilidade solar. Pode-se tentar misturar essa solução a duas xícaras de sal de Epsom e adicionar na água da banheira para ter uma experiência de desintoxicação ainda melhor.

 

Com esses maravilhosos aliados da natureza, o corpo, a mente e o espírito serão renovados – e a pessoa se sentirá fresca e pronta para inspirar a luz do sol nascente e vivenciar essa linda estação da primavera!

 

Do livro: Ensaios sobre Aromaterapia Holística – Dr.Malte Hozzel

 

 

Para um tratamento mais pontual e seguro, agende sua consulta pelo

whatsapp 11 98492.0652

 

 Gostou? Compartilhe com aquela pessoa que está precisando deste cuidado 😉


Comentários