Aromaterapia – Um novo conceito

 


Quando, quanto, como e por que devo usar os óleos essenciais?

 

Não sei se você já se fez esta pergunta. Eu já fiz e acredito que todos que começam a se interessar, pesquisar, experimentar os óleos essenciais têm esta dúvida, afinal, qual a melhor forma de uso? Como saber qual óleo essencial devo usar? Se eu errar, será que tem muito perigo, qual o risco? Será que faz mesmo efeito? Demora muito pra sentir os resultados?

 

São muitas as dúvidas e ainda bem que elas existem pois, graças a todas estas dúvidas, passamos a nos informar, vamos aprendendo e assim podemos realmente usar esta bênção da natureza da forma correta, nos beneficiando de tudo que os óleos essenciais podem nos trazer.

 

O importante é usarmos a aromaterapia com consciência e para isso é preciso dedicar um pouco do nosso tempo aos estudos sobre os óleos essenciais. O que de fato são, como agem, quais seus princípios ativos, como vai agir no meu organismo, enfim, informações muito relevantes para quem quer começar a se beneficiar com a aromaterapia.

 

Aromaterapia Consciente vai muito além de indicar óleo para as dores que nos são apresentadas, porque antes das dores, vem a pessoa, o ser humano portador desta dor. E quem é esta pessoa? Como está o funcionamento do seu organismo? Como estão suas emoções? Por quais situações esta pessoa tem passado e como tem agido diante dos problemas? Qual a qualidade do sono, tem dormido bem? E como tem acordado, como tem sido o despertar? Acorda disposto ou cansado? É necessário conhecer muito bem a pessoa, no físico, emocional, processamento mental, conhecer na íntegra e para isso usamos a Anamnese que nos ajuda nesse trabalho investigativo para acharmos a verdadeira causa do problema.

 

Muitas vezes as dores em nosso corpo ou o problema de saúde que aparece é apenas um alerta, um grito do nosso corpo para que despertemos para o real problema que muitas vezes nem sabemos que existe. Fica em terceiro, quarto plano e não o enxergamos, isso porque, raras exceções, não temos tempo pra nos olharmos, nos ouvirmos, ouvirmos nosso corpo, sentirmos nossas emoções, conhecermos quem somos e olharmos “nosso território” que é o corpo que habitamos. A falta de tempo para interiorizarmos e nos redescobrirmos, falta de tempo pra nos relacionarmos conosco mesmo, muitas vezes traz a confusão onde só com as dores e problemas de saúde conseguimos acordar para o que de fato está acontecendo.

 

A Aromaterapia pode ajudar e muito a termos equilíbrio emocional, saúde física e mental, melhorarmos a qualidade do sono, aumentarmos a imunidade, e muito mais, mas é necessário conhecer a aromaterapia para não a usar de uma forma aleatória onde muitos acreditam que mesmo errando se acerta, e não é assim, um erro pode trazer graves consequências. Não é porque é natural que podemos usar de qualquer jeito ou com abusos, ao contrário, a natureza tem muita força e precisamos aprender a respeitar e usar esta força a nosso favor.

 

A Aromaterapia não é e nem deve ser confundida com a alopatia. Muitos usam a “Aromaterapia de balcão de farmácia”, exatamente isso, “quero um óleo pra dor no pé”, “usa esse óleo pra dor de cabeça”, e por aí vai, graças a nossa cultura onde toda vez que se tem uma dor é só chegar na farmácia e comprar um remédio que a dor passa. Ledo engano. Um anestésico não cura e a função do óleo essencial é trabalhar a causa do problema dando ferramentas e suporte para nosso corpo encontrar a cura real do problema em questão. Portanto, essencial que mudemos nossa forma de pensar, e passemos a entender a aromaterapia com a riqueza que ela nos traz.

 

Nosso corpo é um presente de Deus. Uma máquina perfeita, feita mesmo com perfeição divina. Precisamos fazer a nossa parte e ao menos entendermos como essa maravilhosa máquina funciona e como podemos fazer para mantê-la em bom funcionamento.

Pra ajudar, nosso Criador já deixou tudo pronto e preparado na natureza para que façamos o melhor para mantermos essa máquina maravilhosa funcionando na perfeição. Agora, façamos nós a nossa parte e busquemos nos informar, pesquisar e aprender começando por nós mesmos, nosso corpo, nossa mente, nossa alma. Como meu corpo funciona, do que meu organismo mais precisa hoje, o que está me tirando o sono, como curar essa ansiedade, essa depressão, essa tristeza que sinto?

A partir do momento que começo a me conhecer e enxergar em todas as áreas do meu corpo, fica muito mais fácil de saber como utilizar algo tão perfeito como os óleos essenciais e como eles podem me ajudar.

 

Aromaterapia é sim uma grande aliada. Procure um profissional qualificado que possa de fato te ajudar a ter os benefícios através de indicações assertivas dentro das necessidades que você apresente. Para isso, é necessário que você conheça e confie neste profissional, saiba sua formação, onde ele fez seus cursos, isso também é muito importante, afinal, é ele que trará a solução para seu problema.

 

Use a aromaterapia sim, sempre, em todas as esferas da sua vida, mas use com consciência. Você verá que terá muito mais resultados e ganhará uma aliada pra te ajudar sempre que precisar.

 

Adriana Rampin

Aromaterapeuta Integrativa

11 98492.0652

 


Comentários