Estações

 



Muitas vezes sofremos e não entendemos as partidas de pessoas que conviviam conosco e se vão de repente, às vezes sem aviso prévio, chegando inclusive a nos culparmos por estas partidas.

 

Sofremos e nos sentimos sós e desamparados. Sejam amigos, colegas, ou mesmo familiares...

 

As pessoas que ficam em nossas vidas, devem fazê-lo porque querem estar ao nosso lado, por se sentirem felizes conosco. Pessoas que não fazem questão de permanecer, mesmo quando damos nosso melhor, se vão e, embora isso possa gerar desconforto e até mesmo tristeza, vamos confiar que a vida nunca vai tirar da gente aqueles que fazem parte da nossa história e da nossa felicidade.

 

Não tem como forçar o afeto. Devemos tomar muito cuidado porque muitas vezes, por ego, por carência, acabamos nos esforçando muito para mantermos as pessoas ao nosso lado e isso sim não é saudável, saudável é a pessoa permanecer conosco por simplesmente querer nossa companhia.

 

Precisamos entender, antes de mais nada, que a vida é cíclica. Isto mesmo, tudo muda, nada fica igual pra sempre. Pessoas chegam em nossas vidas, cumprem suas missões, participam de nossa evolução e partem. Participam desta maneira de nossas vidas, assim também como nós participamos das vidas destas pessoas, levando nosso melhor e até sem saber, para o crescimento e evolução de ambas as partes.

 

A vida é cíclica!

 

Pessoas vem e vão, o hoje nunca será como o ontem e certamente nosso amanhã também trará suas especificidades.

 

Quanto a nós, precisamos crescer e como em um jogo, passar de nível, a cada dia, cada instante, em todo momento. E que venham novos níveis porque enquanto estivermos no jogo, fazendo parte deste imenso tabuleiro universal, teremos a chance de nos tornarmos cada vez melhores.

 

Adriana Rampin

Terapeuta Integrativa

 


Comentários