Bruxismo (ranger ou apertar os dentes)

 



Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Acontece de modo involuntário, ou seja, sem que a pessoa queira.

Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas.

Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer tratamento de canal nos dentes afetados ou ainda tratar de distúrbios na articulação de ossos da face, como maxilar, mandíbula e têmporas.

https://bvsms.saude.gov.br/bruxismo-ranger-ou-apertar-os-dentes

 

Muito se tem estudado e pouco se tem descoberto sobre as causas do Bruxismo. Alguns dizem que pode ser de fundo hereditário ou genético, já outros sugerem que pode ser relacionado ao estilo de vida, vícios, sobrecarga de responsabilidades, estresse, ansiedade.

A verdade é que o caso de Bruxismo vem crescendo cada vez mais, atrapalhando a vida de quem sofre desse mal, pois geralmente se manifesta durante o repouso, impedindo o descanso e interferindo de forma negativa na qualidade do sono.

 

Alguns dos sintomas mais comuns são:

 

– desgastes dentários leves;


– trincas no esmalte dentário;


– sensibilidade nos músculos da mastigação;


– fraturas de dentes, raízes, restaurações, próteses, chegando até mesmo a fraturas de implantes;


– dores de cabeça e na face que muitas vezes se confundem com dores de ouvido, sinusites ou até mesmo como dores de dente;


– marcas na parte interna das bochechas e na língua;


– zumbido no ouvido;


– dores e estalos ao abrir e fechar a boca.


As Terapias Integrativas tem um papel muito importante no tratamento desse mal, pois leva a pessoa a repensar sua vida, seus hábitos, a fazer mudanças que favoreçam uma qualidade de vida melhor.


Já é sabido que todos os males que afetam o nosso físico provém do nosso emocional, então o importante, e é aí que as terapias nos ajudam, é olhar pra si e descobrir o que não vai bem em sua vida, o que precisa ser mudado, o que pode ser feito para melhorar.


Muitas vezes evitamos este tipo de auto investigação por acharmos que não podemos mudar nosso ritmo de vida, nossa forma de viver, achando que tudo é muito complicado. Excesso de trabalho, acumulo de responsabilidades, profissão, casa, funções diversas dentro e fora de casa e tudo tem que sair perfeito, não pode haver erros e tampouco deixar de ser feito. Este é um caminho para o fundo do poço e que muitas pessoas só descobrem o caminho de volta quando não podem ou conseguem fazer mais nada. Ou seja, a vida intervém, chega ordenando que tudo se mude e assim se faz. Ou perde-se o emprego, ou fica-se doente, enfim, de uma forma ou outra é obrigada a parar. Eis o ponto de início para se repensar a vida, a forma de viver, porém, se formos espertos, não esperamos chegar a este ponto e começamos agora, em plena saúde a mudar pequenos hábitos que podem trazer grandes resultados.

 

Algumas mudanças que são muito bem vindas:

·         Fazer caminhadas, mas com rotas diferentes, explorando sempre novas paisagens;

·         Repensar a alimentação

·         Ingerir água, lembre-se que nosso corpo é feito de aproximadamente 70% de água, ele necessita de ingestão diária de água pra se manter hidratado;

·         Manter conexão consigo mesmo, seja através de oração, meditação, o importante é você achar a chave que faça esta conexão consigo mesmo

·         Rir mais. O mundo está repleto de tristezas, evite notícias que te tiram a paz de espírito, sorria mais nem que seja como lição de casa, rapidamente você estará sorrindo com o coração e verá como isso pode mudar muita coisa em sua vida;

·         Leia um bom livro, ouça boas músicas, dance mesmo que sozinho em seu quarto, sonhe, ame, doe amor, pequenos atos que fazem grande diferença.

 

Estas são apenas algumas poucas sugestões, certamente você encontrará muitas mais ai dentro de você. Coisas que você goste de fazer e que lhe dê prazer.

 

Na aromaterapia alguns óleos são muito bem vindos pra ajudar nessa mudança de estilo de vida.

 

Tangerina, o óleo da criança. Traz alegria, convida a deixar um pouco o peso da responsabilidade de lado e brincar com a vida.

Bergamota – da mesma forma que ele acalma, dá ânimo de viver. Traz alegria e paz de espírito.

 

Lavanda – Acalma e ajuda a ter uma ótima noite de sono reparador.

 

Ylang Ylang é o óleo da criança interior. Traz a alegria de viver, acalma, ajuda a lidar com situações estressantes e ansiedade.

 

Além destes, muitos outros óleos essenciais podem ajudar a ter uma qualidade de vida melhor e a lidar com o bruxismo.

 

Além da Aromaterapia, você encontra nas Terapias Integrativas outras práticas excelentes como o Reiki que trabalha o equilíbrio energético, trazendo pro físico bem estar, alivio das dores, depressão, ansiedade, estresse, e muito mais. O Yoga que ajuda a alcançar esta conexão consigo mesmo e com o Universo, Acupuntura que também vai trabalhar nos centros energéticos do corpo, trazendo bem estar e muitas outras.

 

Como você pode ver, há muitas formas de se conseguir viver e viver bem, basta querer, basta dar o primeiro passo e isso só pode ser feito por você!

 

Acerte os ponteiros do seu relógio e determine que chegou a hora e que agora é sua vez de ser feliz e boa viagem, tenho certeza de que terá a felicidade como companheira.

 

Mas lembre-se: Nunca comece um tratamento sozinho (a). Procure ajuda de um Terapeuta Integrativo!

 

 

Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais e comente aqui qual foi a informação que mais te ajudou!


Comentários

  1. Gratidão por eata postagem! Acredito que ando passanso por isso ultimamente! Já havia me livrado disso uma vez mas acredito que está voltando por conta da Ansiedade e do Stress.
    Mas estou começando Terapia além ee já estar com uma Psicóloga! Mas usarei os Óleos para melhorar mais ainda! Grata amada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gratidão por seu comentário.
      Detectado o problema e já procurando a solução tenho certeza de que logo estará no controle da situação. Fico feliz por sua ação ;)

      Excluir

Postar um comentário