HIPERTENSÃO! E a Emoção, como vai?

 


Segundo o Ministério da Saúde, “A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

 

·      -   Fumo;

·      -  Consumo de bebidas alcoólicas;

·    -     Obesidade;

·     -    Estresse;

·    -     Elevado consumo de sal;

·       -  Níveis altos de colesterol;

·      -   Falta de atividade física.”

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão afeta 30% da população brasileira, em 2021

Porém, além dos fatores acima, já é sabido que o emocional tem grande influência sobre a nossa pressão.

De acordo com a Psicóloga Cristina Cairo, que desenvolveu a Linguagem do Corpo, os sentimentos negativos que nós cultivamos podem se manifestar na forma de sintomas físicos. Sendo assim, a hipertensão pode ser causada por fatores que vão além da biologia, como sentimentos mal resolvidos.

A partir da perspectiva da Linguagem do Corpo, nesse sentido, a hipertensão é causada pelos problemas emocionais que uma pessoa reprimiu em vez de resolver. Provavelmente, esse indivíduo é bastante rancoroso, acaba se apegando aos detalhes e teme o fracasso. Além disso, é provável que essa pessoa não saiba lidar com o que vai contra o que ela deseja. E acontece a fuga através da preocupação ou dedicação excessiva aos afazeres. Estas pessoas vivem cercadas por problemas e, para fugir ao desconforto provocado pelas situações mal resolvidas, apelam para o trabalho, assumindo uma sobrecarga de atividades. Quando não, dedicam sua vida, sua energia e seu tempo cuidando da vida e dos problemas de outras pessoas.

 

Os problemas existem para todos o grande diferencial é como cada um lida com os seus.

Varrer para debaixo do tapete, fazer de conta que não liga ou não se deixar abalar, passar por cima do que realmente incomoda para dar um ar de superioridade e mostrar às pessoas que é mais forte e que nada o abala são formas de fuga. Tudo que não for bem resolvido no nosso interior acaba por se transformar em doença no nosso físico, esta é a forma que nosso corpo tem de expressar o que está acontecendo, seu grito, sua voz.

 

Uma grande responsável por esta fuga, por mostrar-se tão superior aos problemas, por camuflar uma verdade e dissemina-la é a vaidade. Mostrar-se tão bom que é capaz de resolver os problemas de todos que o cercam e para isso, esconde os próprios para não se mostrar vulnerável.

 

É necessário voltar-se para si e começar, passo a passo, desmanchar o emaranhado que se criou, como um grande novelo de lã todo embaraçado onde não encontramos a ponta para começarmos a desmanchar aquele grande nó. Isso só quem pode fazer somos nós mesmos, resolvendo cada problema na sua ordem e nos reorganizando internamente frente ao que podemos e devemos de fato fazer.

 

Esta é nossa verdadeira natureza e quando fugimos dela, quando nos escondemos atrás de uma imagem fictícia que inventamos para mostrar algo que não somos, começamos nosso processo de falência pessoal, entenda-se em todos os sentidos, físico, emocional, mental, espiritual, energético, profissional, financeiro e com isso perdemos a grande oportunidade de nos resolvermos, dificultando nosso próprio desenvolvimento interior.

 

O grande segredo é voltarmos para casa, nossa casa, nosso interior e começarmos a grande faxina, abrindo as janelas da alma, deixando que a luz invada e clareie nossa visão. E como fazer isso? Realmente, sozinhos é muito difícil e é aí que começa o nosso processo de cura, quando nos damos conta que não somos o Super Homem ou a Mulher Maravilha e que precisamos de ajuda sim para nos resolvermos diante de nós mesmos.

 

Além de profissionais qualificados como psicólogos, terapeutas integrativos, você pode contar também com ferramentas que são verdadeiros suportes para a conquista desta vitória como Aromaterapia, Reiki, Florais de Bach, Meditação, Yoga entre tantas outras.

 

Na Aromaterapia, existem os óleos essenciais que são excelentes como:

 

Óleo essencial de Ylang Ylang (Cananga Odorata) – Tido como a flor das flores, é hipotensor, ajuda a aliviar os sintomas da pressão alta. Afrodisíaco, mexe com sintomas como frigidez e impotência sexual. Anticonvulsivo, auxilia no controle da epilepsia. É ansiolítico e relaxante. Útil em casos de depressão, pânico, falta de autoestima, culpa, autopunição. Ameniza o medo; oferece entusiasmo; estimula a criatividade; encoraja atitudes relaxadas; desperta a sensualidade verdadeira; elimina tensões guardadas. Atua no 2°, 3° e 4° chakra.

 

Óleo essencial de Capim Limão (Cymbopogon flexuosus)- Óleo da família.
Estimula o colhimento, carinho e respeito.
O verdadeiro significado da família é o amor. A família como base estrutural de cada ser se constrói sem moldes pré-estabelecidos, valorizando cada pessoa que a compõe por ser quem é. O controle sobre o outro, ou mesmo abandono, não condizem com essa estrutura de amor. O óleo essencial de Lemongrass remete a este cuidado como um abraço de aceitação e fortalecimento dos vínculos familiares.

 Anti-inflamatório e vasodilatador, tem poder de baixar a pressão arterial, fungicida e bactericida, combate pé de atleta e é desodorante. Tônico e adstringente, trata acne e poros abertos, trata celulite e promove a drenagem linfática. Combate insônia, estresse e ansiedade. Auxilia em casos de hiperatividade. Acolhe, acalma e harmoniza.  Alivia fadiga mental e estresse. Estimula o 2°, 3° e 4° chakra.

 

Óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifólia) - De poder relaxante é ideal para os cuidados da hipertensão arterial, pois alivia a excitação cardíaca, diminuindo a pressão sanguínea e as palpitações

Cicatrizante e anti-inflamatório, é usado para regenerar a pele, trata acne, equilibra peles oleosas e ressecadas, micose, combate dermatites, furúnculos, pé de atleta, alergias, eczemas. Por ser cicatrizante também trata queimaduras, estrias e queloides. Analgésico, é muito usado para amenizar dores de cabeça, enxaqueca, sinusite, asma, dores musculares, dores reumáticas. Ameniza assaduras e reações a picadas de insetos. Para momentos de tensão e estresse. Usado em casos de insônia, impaciência, preocupação, medos e estados de choque. Regula o sono de crianças. Remove indecisões e conflitos emocionais, proporciona leveza, acalma estados conturbados. Equilibra os 7 chakras.

 

Óleo essencial de Manjerona (Origanum majorana) - Relaxante muscular para massagens e banhos. Poderoso sedativo. Traz tranquilidade e equilíbrio em situações de choque e traumas. Inspira o desapego.

Hipotensor, ajuda a controlar a pressão alta. Anti-histamínico, acalma a coceira de alergias e picadas de inseto. Combate piolho e sarna em humanos. É antifúngico e bactericida de amplo espectro. Antiespasmódico indicado para cólicas uterinas e intestinais. Analgésico, sedativo e relaxante muscular auxilia em casos de bruxismo. Forte sedativo, usado em casos de distúrbio do sono, stress, irritabilidade, compulsão, hiperatividade, dispersão mental, situações de choque, trauma ou angústia. Trabalha o ciúme, sentimento de posse e obsessão. Auxilia em casos de vitimização, dificuldade para resolver conflitos. Ativa o 3°, 5° e 6° chakras.

 

Óleo essencial de Camomila Romana (Anthemis nobilis) - O óleo essencial da serenidade. Ajuda a aliviar o estresse nervoso de qualquer espécie e alivia o ressentimento, frustração e depressão. Incentiva uma disposição “radiante”. Comumente indicado em casos de inchaço no rosto, dermatite, eczema, picadas de inseto, alergias, queimaduras, pele inflamada e acne. Em shampoos, clareia o cabelo. Poderoso calmante, analgésico, anti-inflamatório e antiespasmódico. Combate dores de cabeça e até mesmo enxaquecas crônicas. Promove serenidade, eliminando a raiva e a agressividade. Atua em casos de dificuldade de desprendimento do passado. Excelente para cólica e assadura em bebês. Equilibra o 3º, 4º, 5º e 6º chakra.

 

Óleo essencial de Bergamota (Citrus bergamia) – Antidepressivo e ansiolítico. Promove otimismo, poder pessoal, autoconfiança e autovalorização. Especial para momentos em que nos sentimos vulneráveis à opinião externa ou com medo de expor alguma opinião. Equilibrador de apetite, auxilia em casos de dependências e vícios. Cicatrizante e anti-inflamatório, eficiente para tratamento de psoríase. Imunoestimulante, ajuda a combater desequilíbrios de várias ordens, de leucorreia a cistite, de herpes a resfriado e gripe. Equilibrador emocional, reduz a ansiedade e depressão. Promove otimismo e ânimo. Estimula coragem e confiança, eliminando medos em geral. Dissipa a raiva, ressentimento e ciúme. Ativa o 2°, 3° e 5° chakra.

 

Óleo essencial de Neroli (Citrus aurantium amara) – Óleo essencial raro capaz de melhorar a aparência da pele e promover profunda sensação de paz interior em casos de oscilação de humor e fobia. Hipotensor, anti-inflamatório, reduz edemas. Promove alívio em caso de asma alérgica, anticonvulsivante. Auxilia em palpitações, taquicardia e tensão muscular. Candidíase. Antiespasmódico e analgésico é indicado em casos de síndrome do intestino irritável, cólicas intestinais e uterinas. Cicatrizante e regenerador é indicado para todos os tipos de pele, pois melhora a aparência e elasticidade, especialmente eficaz em casos de estrias e linhas de expressão profundas. Neuroprotetor. Poderoso antidepressivo. Ansiolítico. Indicado para TPM, irritabilidade, oscilações de humor, síndrome do pânico, tensão, estresse social e sobrecarga mental. Auxilia em fobias e bloqueios emocionais provenientes de medo e pânico. Promove profunda sensação de paz interior que permite manifestar-se sem medos, angústias ou ansiedades. Auxilia quem apresenta dificuldade para enfrentar e resolver conflitos internos e externos. Incentiva o otimismo e a liberdade. Induz fortemente a autoconfiança e autovalorização. Restaura a vitalidade e disposição. Resgata a libido em casos de pessoas excessivamente mentais. Atua fortemente no 2°, 3° e 4° chakra.

 

Óleo essencial de Olíbano (Boswellia carterii) – Óleo de superação e compreensão. Para compreender situações de morte, perdas e mudanças drásticas. Supera medos e traz proteção espiritual. Ativa a glândula pineal e pituitária. Rejuvenescedor celular, combate flacidez e estrias.

Associado ao óleo essencial de mirra desde as mais antigas preparações para o cuidado com a pele. Egípcios e gregos utilizavam-no para rejuvenescer e conservar a pele e no embalsamento dos mortos. Ele foi um dos presentes entregues ao menino Jesus. A árvore de olíbano era considerada sagrada. Aroma usado para honrar o divino e possibilitar a comunicação direta com a energia mais elevada, ampliando a consciência para acessar a adivinhação e facilitar decisões importantes.

Anti-inflamatório, usado no controle de artrite e artrose. Expectorante, alivia os sintomas de tosse, bronquite, asma e pneumonia. Regenerador celular utilizado nos cuidados com pele inflamada, seca e envelhecida. Também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Antidepressivo, acalma em estados de angústia. Auxilia em casos de depressão pós-parto.
Promove clareza e a concentração, ideal para auxiliar na meditação. Através de insights promove compreensão de relações de causa e efeito. Indicado para aqueles que têm medo da morte, de mudanças drásticas ou que perderam um ente querido. Equilibra os 7 chakras. Estimula o 3°, 6° e o 7° chakra.


Uma das formas mais eficazes de reduzir a pressão arterial elevada é reduzindo o estresse. O uso tópico (massagens) e inalatório são ideais pois ajudam a relaxar o corpo e acalmar a mente. A massagem estimula a circulação do sangue, reduz a pressão arterial elevada, estimula o sistema imunológico, alivia a tensão muscular e a dor nos músculos e articulações. Efetivamente reduz os níveis de estresse, proporcionando a auto cura. 

Pesquisas mostraram que a inalação dos óleos essenciais é muito eficaz na redução do estresse, além de ser um método eficaz de relaxamento.

 

Receitinha para massagem:

 

Receita 1:

Em 15 ml de óleo vegetal de Semente de Uva, adicione 3 gotas de óleo essencial de Lavanda, 2 gotas de óleo essencial de Manjerona e 3 gotas de óleo essencial de Neroli.

 

Receita 2:

Em 15 ml de óleo vegetal de Amêndoas doce, adicione 3 gotas de Ylang Ylang, 3 gotas de Olíbano e 2 gotas de Bergamota.

 

Misture os óleos  essenciais com o óleo vegetal e massageie suavemente o corpo todas as noites depois de um banho relaxante. Ajudará a dissolver todo o estresse do dia proporcionando uma noite de sono restaurador.

 

Como uso inalatório, pode pingar uma gota do óleo essencial escolhido, flexionar uma mão à outra, e inalar profundamente de 2 a 3 minutos. Outra forma é através de difusor de ambiente ou pessoal, escolha 3 dos óleos essenciais citados acima e pingue 3 gotas de cada no difusor.


Os óleos essenciais de Manjerona, Lavanda e Ylang Ylang ajudam a reduzir a pressão arterial elevada, bem como o estresse e tensão emocional que podem causa-la. Os óleos essenciais de Camomila Romana, bergamota, Neroli e Olíbano também relaxam, nutrem e harmonizam, ajudando a criar uma condição emocional mais equilibrada para o tratamento e prevenção da hipertensão arterial.

 

Bibliografia:

·         Battaglia, Salvatore, 2007, The Complete Guide to Aromatherapy, The Healing Arts Press

·         Mojay, Gabriel, 1997, Aromatherapy for Healing the Spirit, Gaia Books Ltd

 

 

Mas lembre-se: Nunca comece um tratamento sozinho (a). Procure ajuda de um Profissional qualificado!


Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e compartilhe 💝

Comentários